História de Itaguara/MG

Itaguara é um município do estado de Minas Gerais. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. A sede do município está localizada a 95 quilômetros de Belo Horizonte.

“Itaguara” é uma palavra de origem tupi significa” pedra lascada”, através da junção de itá (“pedra”) e “guara” ‘lascada’.

Os primeiros habitantes da região de Itaguara foram os índios cataguases, que eram os donos da terra até meados do século XVII. Na passagem de Lourenço Castanho Taques, o Velho, por Minas Gerais, foi iniciado o massacre contra as tribos indígenas que habitavam a região. Segundo o historiador Diogo de Vasconcelos, na região de Itaguara aconteceu o massacre contra os índios cataguases, surgindo aí um dos primeiros arraiais de Minas Gerais, o Arraial de Conquista, que ficava às margens do Ribeirão Conquista que era conhecido até 1755 como Ribeirão São Felipe.

O nome Conquista dado ao arraial, não foi devido ao massacre dos índios Cataguases, mas pelo fato de as terras da região ter sido conseguidas através de difícil ação judicial por Manoel Texeira Sobreira, que foi um dos primeiros povoadores da região. A povoação de Itaguara e adjacências aconteceu graças à pecuária que se desenvolveu as margens do Rio Pará.

O relevo do munícipio de Itaguara apresenta-se com grandes elevações com morros e pequenas serras, sendo assim considerado de montanhas. Os solos são argilosos de moderada resistência à erosão, de profundidade variável, de baixa a moderada fertilidade natural, com maior aproveitamento na pecuária.O município é cortado pelo Ribeirão Conquista e Rio São João, da Bacia do Rio São Francisco. O Rio Pará faz fronteira entre Itaguara, Carmópolis de Minas e Cláudio.

Ao ser criado o município de Itaúna, em 1901, o distrito de Conquista foi anexado a ele. Em 1923, a denominação do distrito foi mudada para Itaguara, que, em 1943, foi elevado a município.